postado por : UENES GOMES 14 de jan. de 2014

Um país continental como este, embevecido de constantes revoltas e batalhas e uma revolução, tem um grande problema atualmente na sua historiografia, a crise de identidade que tem mobilizado vários historiadores nesta temática buscando dar um sentido nacional aos brasileiros, sobretudo quando tratamos sobre o Brasil emancipado politicamente de Portugal. Em 2011 começou a ser publicado uma série de livros sobre o assunto e neles o que se procura é entender "o surgimento do Brasil como nação independente, tendo como pano de fundo a trajetória paralela a de outros países da América Latina, é contado com riqueza de detalhes na obra, que conta com nomes de peso como Alberto da Costa e Silva, José Murilo de Carvalho, Ângela de Castro Gomes, Daniel Aarão Reis, Boris Kossoy (coordenadores dos volumes da coleção) e Jorge Gelman (diretor da coleção na Argentina). No lançamento, houve sessão de autógrafos com o primeiro dos seis volumes brasileiros intitulado "Crise colonial e independência – 1808-1830". Mas o projeto é bem maior e globaliza a história do Brasil no cenário latino-americano, ou melhor, é esta coleção faz parte de um conjunto de outros livros editados noutros países da américa latina que visam mostrar essas nações na história contemporânea. Ademais o título do projeto é América Latina na História Contemporânea.
 
Pablo Jiménez Burillo, diretor da Fundação MAPFRE fez uma observação que merece ser copiada na íntegra para completar nossa postagem, sobre a coleção ele diz: “Para oferecer esta aproximação da história brasileira com a da América Latina, em seu conjunto, é necessário adotar um olhar abrangente para suas múltiplas facetas a partir de perspectivas econômicas, políticas, culturais e sociais. E requer, ao mesmo tempo, conjugá-las com a história de outros países que tenham influenciado na história das nações americanas e que tenham recebido uma forte influência destas, seja em seu próprio continente ou do outro lado do Atlântico”, a saber que estes livros que estão sendo lançados no Brasil circularão noutros países e assim os livros editados nas outras nacionalidades serão vendidos aqui também para que haja o concreto propósito do projeto.
 
Mais informações sobre a coleção (*)
A coleção é composta por seis volumes: “Crise colonial e independência: 1808-1830” (lançado agora); “A construção nacional: 1830-1889” (com data de publicação prevista para fevereiro de 2012); “A abertura para o mundo: 1889-1930” (em junho de 2012); “Olhando para dentro: 1930-1960” (em outubro de 2012); “A busca da democracia: 1960-2010” (em março de 2013); e “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação: 1833-2003” (em junho de 2013).
 
* Creio que houve um problema com as emissões dos volumes, pois em 2013 foi publicado o quarto volume, estando para este ano os últimos, os quais são esperados com ansiedade.
FOTO: Fundación MAPFRE
 
 
 

Dúvidas ou sujestões? Deixe um comentário!

Sua mensagem foi direcionada para moderação, pode demorar uns minutos para visualizar seu comentário. Este procedimento é por motivos de segurança. Agradeço sua visita.

Assinar Postagens | Subscrever Comentários

VÍDEO DESTAQUE

A HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE. O vídeo é uma produção do site Café História e a Café História TV.


LEITORES DO BLOG

TEXTOS MAIS LIDOS

Tecnologia do Blogger.

- Direitos Reservados a Silva. U.G.P.B, - Protegido pela Lei Nº 9.610/98. - © ONTEM & HOJE - Metrominimalist - Escrito por Uenes Gomes P. Barbosa Silva - Template adaptado por SILVA. U.G.P.B. -