postado por : UENES GOMES 19 de jul. de 2014

1. Fotografia retrata um dia festivo na cidade de Bom Jardim, na primeira república. 
Cidade do agreste de Pernambuco, o topônimo sugere que tenha surgido entre um jardim pomposo e variado de espécies mas abundante de ipês, tendo sido batizado por um padre com o nome Bom Jardim por ser um lugar aprazível de se viver e ali crescia frondosas árvores desta espécie. Notadamente hoje é conhecida como a cidade dos Paus D'arco, ainda abundante sua presença na região. 
2. Mapa mostra posição da Vila de Bom Jardim já em 1827.
Afirmando a importância da nova localidade
Em Bom Jardim nasceu o grande político Barão de Lucena, que governou este Estado e ocupou cargo importante no Tribunal de Justiça durante o Império do Brasil; Lá também é berço de Mário Souto Maior, escritor renomado no campo da antropologia cultural; Autoridade em Cultura Popular Mário Souto Maior acaba sendo a maior referência no assunto em todo o Brasil na época em que esteve pesquisando. Fundada ainda durante o Império, Bom Jardim pertencera ao município de Limoeiro, esta detinha um território considerável por essa região. Grandes engenhos se ergueram nesse município, levando em consideração sua extensão territorial a partir de seu desmembramento vamos encontrar na parte alta do Vale do Siriji, o Engenho Patos, grande marco no desenvolvimento do povoado de Mugunga, depois Sirigy, bem como em âmbito regional. Mas em Bom Jardim um Engenho fez história, por ser um dos mais modernos do estado: O Boa Esperança, palco das reuniões do abolicionista Joaquim Nabuco. Na galeria da história encontramos almocreves, tropeiros, assentando acampamento no entorno do pequeno lugarejo, na perspectiva de chegarem ao Recife transportando algodão e sem intenção vão criando pontos de paradas, e por volta de 1757, 24 de dezembro de 1757, instala-se a freguesia de Bom Jardim, tendo seu primeiro vigário o Pe. José Inácio Teixeira. Parece-nos que quando a Igreja começa a marcar sua presença naquele território o nome sugerido era Curato de Sant'Anna. 

Segundo a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume 18, apoiado nos depoimentos do já citado Mário Souto Maior e de Moacir Souto Maior, aquela paragem foi aumentando e de sobremaneira pontos importantes surgiram, depois fundado ali um curato sob a invocação de Nossa Senhora Santana, marco importante para a intensificação da construção de moradias ao derredor da capelinha. Muito romanceado consta no livro que "os pássaros enchiam a manhã com seu trinado. Um riacho acompanhava a orla da floresta, onde árvores frondosas protegiam o bebedouro das aves [...] então um lindo passarinho multicolor veio posar em um pau d'árco, quase que se fundindo com o colorido da árvore. Nesse momento o padre viu como o local era apropriado para um vergel e exclamou: 'Que bom jardim! De hoje em Diante vai se chamar curato de Bom Jardim!" (IBGE, 1958, pág. 65)


Informações úteis da formação administrativa devem ser rememoradas. A criação da freguesia fica datada de 1757 através de um alvará de agosto de 1800. A Lei provincial nº 922, de 19 de maio de 1870, cria o município. De acordo com os quadros de divisão territorial datados de 31 de dezembro de 1936 a 31 de dezembro de 1937, o referido município compõe-se dos distritos, Bom Jardim, Bizarra e São Paulo este sendo extinto em 1938. Outros decretos-lei desse período criam distritos e precisamente o Decreto-lei estadual nº 1117, de 14 de fevereiro de 1945 transfere o distrito de Urucuba para Limoeiro. Urucuba é o nome de Cedro, que durou apenas quatro anos, de 1944 a 1948.


Completando 143 anos de emancipação política, Bom Jardim é ameaçada a perder seu distrito Umari. Os registros de memória duma época dourada pouco se encontra, a influencia, ora portuguesa, ora francesa nas paredes dos antigos casarões foram derrubados e deram lugar a arquitetura reta e sem charme. Aos pouco é substituída pelas cerâmicas uniformes. Alguns dos registros do período imperial parece resistir no centro histórico, mas ninguém sabe até quando.

3. Vista do Forum e o Centro de Cultura Bonjardinense

4. Matriz de Sant'Anna 
5. Educandário Raimundo Honório
______________________________________________
As fotografias.
 1. Site da paróquia de Sant'Anna;
 2. Mapa obtido no site Old Maps;
 3-5. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, Vol. XVIII.

Dúvidas ou sujestões? Deixe um comentário!

Sua mensagem foi direcionada para moderação, pode demorar uns minutos para visualizar seu comentário. Este procedimento é por motivos de segurança. Agradeço sua visita.

Assinar Postagens | Subscrever Comentários

VÍDEO DESTAQUE

A HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE. O vídeo é uma produção do site Café História e a Café História TV.


LEITORES DO BLOG

TEXTOS MAIS LIDOS

Tecnologia do Blogger.

- Direitos Reservados a Silva. U.G.P.B, - Protegido pela Lei Nº 9.610/98. - © ONTEM & HOJE - Metrominimalist - Escrito por Uenes Gomes P. Barbosa Silva - Template adaptado por SILVA. U.G.P.B. -