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- VICÊNCIA NOS TRILHOS DA USINA BARRA
postado por :
UENES GOMES
31 de ago. de 2014
FOTO. https://www.facebook.com/EngenhosDeMinhaCidade Usina Barra e seu complexo industrial. Nota-se na frente da estrutura uma estrada de ferro cortando o parque ao município |
Por Uenes Gomes Barbosa
Ainda no Império, precisamento no governo de Pedro II, a expansão das linhas férreas no sul do país inaugurava a revolução industrial no Brasil - tardia. Nos anos seguintes todas as regiões começaram a se integrar através das estradas de ferro (logrando êxito ao empreendimento); Partindo das capitais para os interiores do estado afim de ajudar a escoar a produção agrícola e também diminuir os dias de viagem de passageiros que outrora passavam semanas sob lombos de burros, carruagens e nesta região os carros-de-boi, por vezes em situações precárias, os trens e sua rapidez vêm dar um conforto a mais aos habitantes. Em Pernambuco o Interior se ligava ao Recife pelos ramais que integravam os trechos mais inóspitos daquele momento. As importantes cidades desse estado tinham sua conexão com a capital através das linhas férreas que adentravam mata adentro e desbravava locais antes impossíveis de chegar com o objetivo de trazer a "modernidade" e consolidar um estado integrado às intenções nacionais. O destaque maior para esse período de desenvolvimento durante o Império não vai para Pedro II e sim Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá grande industrial do Brasil Império e responsável por colocar o Brasil nos trilhos.
Goiana, Timbaúba, Aliança, Nazaré, Carpina, Limoeiro, Lagoa do Carro... São cidades que ostentam resquícios desse período das locomotivas; Localizações visíveis do percurso dos trens que transportavam gente a toda a sorte são comuns nos dias atuais e que são verificáveis.
No entanto cidades importantes no período da expansão dos trilhos pelas cidades do interior de pernambuco não foram contempladas, muito embora projetos disto havia documentado como é o caso de Macaparana. Mas Vicência, próspera, com Usinas e Engenhos de açúcar em pleno vapor não tivera o luxo de ter uma estação ferroviária nos seus arredores Por uma série de fatores. Contudo a Usina Barra constrói uma linha férrea que liga a cidade ao parque industrial açucareiro. O objetivo era meramente comercial, pois o transporte da cana pelo meio mecanizado, isso, usando os trilhos era mais eficiente e aumentava a eficiência na produção do açúcar. Se as Usinas representavam a modernidade manter burros e cavalos como transporte do produto era retroceder no processo revolucionário. Manuel Machado de Souza e Gustavo Costa são os informadores dessa partícula curiosa de Vicência que consegue sua autonomia ainda no século XIX.