postado por : UENES GOMES 31 de ago. de 2014

FOTO. https://www.facebook.com/EngenhosDeMinhaCidade
Usina Barra e seu complexo industrial. Nota-se na frente da estrutura
uma estrada de ferro cortando o parque ao município
Por Uenes Gomes Barbosa

Ainda no Império, precisamento no governo de Pedro II, a expansão das linhas férreas no sul do país inaugurava a revolução industrial no Brasil - tardia. Nos anos seguintes todas as regiões começaram a se integrar através das estradas de ferro (logrando êxito ao empreendimento); Partindo das capitais para os interiores do estado afim de ajudar a escoar a produção agrícola e também diminuir os dias de viagem de passageiros que outrora passavam semanas sob lombos de burros, carruagens e nesta região os carros-de-boi, por vezes em situações precárias, os trens e sua rapidez vêm dar um conforto a mais aos habitantes. Em Pernambuco o Interior se ligava ao Recife pelos ramais que integravam os trechos mais inóspitos daquele momento. As importantes cidades desse estado tinham sua conexão com a capital através das linhas férreas que adentravam mata adentro e desbravava locais antes impossíveis de chegar com o objetivo de trazer a "modernidade" e consolidar um estado integrado às intenções nacionais. O destaque maior para esse período de desenvolvimento durante o Império não vai para Pedro II e sim Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá grande industrial do Brasil Império e responsável por colocar o Brasil nos trilhos.   

Goiana, Timbaúba, Aliança, Nazaré, Carpina, Limoeiro, Lagoa do Carro... São cidades que ostentam resquícios desse período das locomotivas; Localizações visíveis do percurso dos trens que transportavam gente a toda a sorte são comuns nos dias atuais e que são verificáveis. 

No entanto cidades importantes no período da expansão dos trilhos pelas cidades do interior de pernambuco não foram contempladas, muito embora projetos disto havia documentado como é o caso de Macaparana. Mas Vicência, próspera, com Usinas e Engenhos de açúcar em pleno vapor não tivera o luxo de ter uma estação ferroviária nos seus arredores Por uma série de fatores. Contudo a Usina Barra constrói uma linha férrea que liga a cidade ao parque industrial açucareiro. O objetivo era meramente comercial, pois o transporte da cana pelo meio mecanizado, isso, usando os trilhos era mais eficiente e aumentava a eficiência na produção do açúcar. Se as Usinas representavam a modernidade manter burros e cavalos como transporte do produto era retroceder no processo revolucionário. Manuel Machado de Souza e Gustavo Costa são os informadores dessa partícula curiosa de Vicência que consegue sua autonomia ainda no século XIX. 

Dúvidas ou sujestões? Deixe um comentário!

Sua mensagem foi direcionada para moderação, pode demorar uns minutos para visualizar seu comentário. Este procedimento é por motivos de segurança. Agradeço sua visita.

Assinar Postagens | Subscrever Comentários

VÍDEO DESTAQUE

A HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE. O vídeo é uma produção do site Café História e a Café História TV.


LEITORES DO BLOG

TEXTOS MAIS LIDOS

Tecnologia do Blogger.

- Direitos Reservados a Silva. U.G.P.B, - Protegido pela Lei Nº 9.610/98. - © ONTEM & HOJE - Metrominimalist - Escrito por Uenes Gomes P. Barbosa Silva - Template adaptado por SILVA. U.G.P.B. -