postado por : UENES GOMES 23 de set. de 2014

"Quem ganha renda do Bolsa Família depende do Estado, não vai se importar com o mensalão", afirma José Murilo de Carvalho

Programa Roda Viva, da Tv Cultura exibiu nesta segunda-feira (22/09) a entrevista com o historiador José Murilo de Carvalho, nascido na cidade mineira de Piedade do Rio Grande, o doutor em ciência política pela Universidade de Stanford foi pesquisador e professor visitante em diversas universidades estrangeiras. Professor titular do Departamento de História da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), José Murilo é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2004, ano em que seu livro Cidadania no Brasil: o Longo Caminho ganhou o Prêmio Casa de las Américas.


O estudioso traz análises do Brasil recorrente, o cenário político. Para o historiador, alguns dos programas assistenciais do governo federal atrapalham o andamento da política brasileira e o processo democrático no país. "Se alguém ganha renda de um programa como o Bolsa Família, você acha que vai se incomodar com o mensalão? Não." E completa: "Não que a pessoa apoie a corrupção, é uma questão de dependência do Estado".

"A desigualdade social ainda influencia muito o voto nas eleições. Ainda somos o 13º país na questão da desigualdade social", pondera ele.

Para Murilo, a principal barreira para a consolidação da plena democracia no Brasil está na falta de engajamento da população com as pautas políticas. "Precisamos que todos tenham interesse pela informação. O cidadão precisa ter a capacidade de conhecer seus direitos", afirma.
Às vésperas das eleições, o historiador critica a mentalidade do brasileiro e ataca a perpetuação no poder de candidatos envolvidos em desmandos políticos. "No que se refere ao passado, sofremos de Alzheimer coletivo. Em relação ao futuro, nossa relação é 'a Deus pertence'", diz Carvalho.
Apesar de se mostrar desencantado com a política nacional, José Murilo diz ter se surpreendido profundamente com os protestos de junho de 2013. "O que aconteceu no ano passado não era esperado por ninguém. Sem dúvidas, a História nos pregou uma peça. Ninguém poderia fazer uma previsão dessas", afirma.

"As pessoas cansaram. Nossa esquerda e nossa direita são iguais no fisiologismo, criando assim uma oligarquia dos que estão no poder", pondera o cientista político.

Outro ponto que o historiador elenca como contribuinte aos desmandos políticos é a falta de um sistema educacional bem estruturado à toda população. "No Brasil, há muitas disciplinas, muito currículo, mas pouco preparo de vida. O jovem sai do colégio sem conhecer o mundo real, outras realidades", diz José Murilo de Carvalho.

Participam da bancada de entrevistadores Norma Couri, correspondente da revista portuguesa Visão; Sylvia Colombo, repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; Marcos Guterman, historiador e jornalista do jornal O Estado de S. Paulo; Ligia Fonseca Ferreira, professora de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); e Ricardo Kotscho, comentarista da TV Record, repórter da revista Brasileiros e editor do blog Balaio do Kotscho. 

Informações do Site da TV CULTURA.

Dúvidas ou sujestões? Deixe um comentário!

Sua mensagem foi direcionada para moderação, pode demorar uns minutos para visualizar seu comentário. Este procedimento é por motivos de segurança. Agradeço sua visita.

Assinar Postagens | Subscrever Comentários

VÍDEO DESTAQUE

A HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE. O vídeo é uma produção do site Café História e a Café História TV.


LEITORES DO BLOG

TEXTOS MAIS LIDOS

Tecnologia do Blogger.

- Direitos Reservados a Silva. U.G.P.B, - Protegido pela Lei Nº 9.610/98. - © ONTEM & HOJE - Metrominimalist - Escrito por Uenes Gomes P. Barbosa Silva - Template adaptado por SILVA. U.G.P.B. -